Atividade 16 - Análise da veracidade e autenticidade: Desventuras em Série


A proposta é fazer uma análise sobre a veracidade e autenticidade de um filme, o ARTEvístico escolheu o filme Desventuras em Série, um filme cheio de surpresas e muito instigante.

https://youtu.be/g2TYmoi8IYM

      Para entender a analise do grupo é importante que entenda os conceitos de veracidade de autenticidade descritos abaixo.

Autenticidade é o conjunto de elementos que caracterizam a confiabilidade de um documento. Para que um documento seja considerado autêntico, necessita ser criado por uma entidade competente e possuir elementos que garantam a sua validação, tais como assinaturas, carimbos, marca d’água etc.

Veracidade é o conteúdo do documento, as informações do mesmo, onde devem conter os respectivos fatos. O profissional deve observar preceitos que visam avaliar o contexto em que o documento está inserido e não sua análise isoladamente.

·         Cerimônia de Casamento:
Em uma peça de teatro Conde Olaf pretende realizar uma cerimônia de casamento entre ele e Violet Baudelaire, para ter direito à herança da mesma. Para validar o ato, convidou a juíza Strauss para realizar o casamento e informou que gostaria que sua participação na peça fosse idêntica ao protocolo de uma cerimônia de verdade. Durante a cerimônia, Olaf na intenção de impedir qualquer artimanha de Violet, que pretendia assinar com sua mão contrária à usual na tentativa de tornar inválida a certidão, determinou que Violet trocasse de mão para assinar o documento. Após dizer sim e assinar a certidão de casamento pelo medo das ameaças feitas pelo Conde Olaf, Violet toma coragem de abrir o jogo e revela a real intenção de Conde Olaf, que confirma tudo e debocha dos questionadores de suas ações já com certidão em sua posse, que foi assinada perante a juíza. Nesse meio tempo Klaus na torre próxima do local onde ocorria a peça, com uma lupa no formato de olho e uma luz misteriosa, mirou no documento que pegou fogo e se desintegrou por completo.

Documento: Certidão de Casamento.

1.    Inverídico

A certidão de casamento não é verídica, porque o conteúdo do documento não reflete ao desejo de Violet em se casar. Portanto por mais que tenha dito “sim” e assinado a certidão com o próprio punho, se encontrava sobre ameaças do Conde Olaf, que prometeu que jogaria Sunny (sua irmã mais nova) de uma grande altura. O conteúdo do documento não iria possuir o verdadeiro desejo dela, que é de se manter solteira e não se casar com o Conde Olaf.

2.    Verídico

A certidão de casamento é verídica, porque a criação do documento segue o princípio da imparcialidade, onde o documento exerce sua função independente de vontades externas. Portanto, por mais que a intenção de Violet não seja se casar com Conde Olaf, o documento é considerado verídico porque a certidão de casamento foi criada conforme deve ser.

3.    Autêntico

A certidão de casamento pode ser autêntica porque apresenta elementos de legitimidade/ validação.

  1. O fato de ter sido realizada pela juíza Strauss, cargo que carrega a fé pública dando validade ao ato e ao documento.
  2. O protocolo que foi seguido durante a cerimônia.
  3. Os envolvidos por confirmarem os votos e assinar o documento com a próprio punho.
  4. A plateia que é testemunha de que o fato aconteceu.
  5. O selo no canto do documento, como sinal de validação
Situação-Problema:

Questão baseada na cena presente: 1h 1min 00seg até 1h 13min 13seg

O filme se trata de uma ficção criando vários cenários e hipóteses sobre como as coisas podem acontecer. Por meio dessa pergunta, façam uma análise do que possivelmente pode ter acontecido, e se a certidão nessas circunstâncias seria verídica e autêntica ou não? Justifique.

1. Se Violet assinasse o documento com sua mão não usual, o documento seria autêntico?

Agora é com vocês...




Comentários

Postagens mais visitadas