ATIVIDADE 17: Avaliação ARTEvístico.
Disciplina: Diplomática e Tipologia Documental
Professor: André Porto Ancona Lopez
Grupo: ARTEvístico
Avaliação
- O que é espécie documental? Dê um exemplo
- O que é um tipo documental? Dê um exemplo
- O que é uma série documental? Dê um exemplo
- Quais aspectos devem ser levados em consideração na análise tipológica?
- Porque as etapas do tramite são importantes?
- Como se cria uma postagem no blog? (Passo a passo)
Resposta do Grupo Cinemarq:
ResponderExcluir1.Resposta: Espécie documental diz respeito ao comportamento da informação, e a sua função e origem, que vai configurar em uma espécie específica. Um exemplo é uma ficha funcional, que deverá ter tópicos de informações básicas sobre um funcionário de uma empresa.
2. Resposta: O tipo documental diz respeito a junção de uma espécie documental mais a função pela qual ele foi criado. A exemplo temos a espécie de Ata, que, juntada a sua função, ganha uma tipologia, como por exemplo, Ata de Reunião ou Ata da Assembleia Legislativa.
3. Resposta: Uma série será um conjunto de documentos que, embora apresentem informações diferentes, tem várias similaridades de espécie e de função. Um exemplo é as fichas funcionais, que, embora sejam únicas e
individuais, apresentam a mesma função dentro de uma organização, de fazer cadastro de um funcionário. Mais de 1 ficha funcional já geraria uma série de Fichas funcionais dentro de uma hierarquia orgânica da documentação.
4. Resposta: A análise tipológica irá estudar a espécie documental e a sua função dentro da organização. Ela irá definir o tipo documental e posteriormente sua série.
5. Resposta: O trâmite muitas vezes, é o elemento mais importante de ser analisado em uma análise diplomática. Sem o trâmite, não é possível entender as relações orgânicas onde se insere o documento. Sem entender as relações orgânicas, tão documento não poderá ser considerado um documento de arquivo.
6. Resposta: Depois de entrar na plataforma do Blogspot, com uma senha e login, é necessário que se clique no lado esquerdo da tela, na opção “Postagens”. Lá é só acessar “nova postagem”. Nessa nova pastagem, poderá ser escrito, anexado e afixado o que a pessoa desejar, e também é possível editar o HTML do post. Depois de editado, vasta clicar na opção de “publicar” para ter seu novo posto no blog.
Respostas do grupo Me Arquive!
ResponderExcluir1. O que é espécie documental? Dê um exemplo
É a definição do documento, o nome, de acordo com a forma que as informações estão dispostas nele. Ex: Ata, ofício.
2. O que é um tipo documental? Dê um exemplo
O tipo documental é a junção da espécie com a função do documento, determinando para que fim o documento foi criado pelo seu titular. Ex: ata de reunião, contrato de prestação de serviço, atestado médico.
3. O que é uma série documental? Dê um exemplo
Conjuntos amplos de documentos arranjados como uma unidade, em razão da similaridade de funções, e atividades que os produziram. Ex: Documentos relacionados a Contabilidade, Documentos relacionados a Pessoal.
4. Quais aspectos devem ser levados em consideração na análise tipológica?
É necessário ter conhecimento do conjunto documental do arquivo, atentando-se aos diferentes usos de uma mesma informação, e também a possíveis ressignificações, o que pode ocorrer quando a guarda de um documento muda, alterando o seu titular arquivístico, e por muitas das vezes alterando a função inicial do documento.
5. Porque as etapas do tramite são importantes?
Através da análise do trâmite, se tem uma análise mais ampla do documento, pois é relacionado a um conjunto amplo de documentos, analisa-se quais documentos foram criados, até ser necessário a criação deste, entendendo assim o seu contexto.
6. Como se cria uma postagem no blog? (Passo a passo)
É necessário entrar no site "Blogger", fazer login, na parte esquerda clicar na opção
"Postagens", ir em "nova postagem" e postar o que for desejado, anexar imagens, documentos, logo após ir em "Publicar" .
Questão 1
ResponderExcluirO que é espécie documental? Dê um exemplo.
De acordo com a Associação dos Arquivistas Brasileiros de São Paulo, a espécie é a “configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas”, como exemplo podemos citar a ata, panfleto, boletim.
Questão 2
O que é um tipo documental? Dê um exemplo.
O tipo documental é a junção da espécie com a função de uso para o titular do arquivo. Como exemplo pode-se citar um boletim de vigilância epidemiológica.
Questão 3
O que é uma série documental? Dê um exemplo.
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, série é a “subdivisão do quadro de arranjo que corresponde a uma sequência de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto”. Como exemplo pode-se citar o Fundo do Acervo do Superior Tribunal de Justiça, o qual dentro da Subseção Direito Público e Previdenciário tem a Série Direito Administrativo e Outras Matérias de Direito Público, a Série Direito Processual Civil e do Trabalho, a Série Direito Previdenciário, entre outras. Assim, observa-se que as séries foram agrupadas por assunto.
Questão 4
Quais aspectos devem ser levados em consideração na análise tipológica?
Para a elaboração da análise tipológica mínima, deve-se levar em consideração as espécies do acervo da organização (análise diplomática), as funções que se relacionam aos documentos, a sistematização de um esquema hierárquico que consolide as informações relativas às ocorrências documentais do titular e deve-se registrar todos os passos do processo e as definições que foram elaboradas.
Questão 5
Porque as etapas do trâmite são importantes?
O documento de arquivo indica com clareza a sua finalidade, assim, as etapas do trâmite possibilitam a compreensão do sentido institucional do documento e o motivo pelo qual foi preservado. Tomando como base o exemplo utilizado no texto “História e Arquivo: Interfaces”, o boleto bancário tem o objetivo de recolher o pagamento, quando quitado, constitui comprovante de pagamento.
Questão 6
Como se cria uma postagem no blog? (Passo-a-passo)
Deve-se fazer login no Blog; clicar em “Nova Pastagem”; criar a postagem e editá-la conforme o desejado e, opcionalmente, pode-se “Visualizar” antes de postar; e por fim clicar em “publicar”.
Grupo Arquivafé:
ResponderExcluir1.
Gênero documental que reúne tipos documentais de acordo com seus formatos, como por exemplo ata, carta, memorando, planta, relatório... É o objeto de estudo da diplomática.
2.
É a configuração que assume uma espécie documental de acordo com a atividade que a gerou: a união da espécie com a finalidade do documento. Exemplos: atas de reunião, cartas precatórias, fotografias temáticas, atestados médicos...
3.
As séries documentais reúnem documentos similares, os que representam as mesmas atividades-fim e são do mesmo tipo documental. Exemplos são documentos de departamentos, como do departamento financeiro ou de recursos humanos.
4.
Devemos analisar a estrutura do documento e a sua finalidade, ou seja, que espécies de documentos e quais suas funções, para então definir os tipos documentais e posteriormente as séries.
5.
É a partir do trâmite que é possível entender a organicidade do documento e estabelecer as relações dele dentro do arquivo.
6.
Primeiro é preciso fazer login no blog, e clicar no link nova postagem. Crie a postagem, e para visualizá-la antes da postagem, basta clicar em visualizar. Para salvar a postagem sem publicá-la é preciso clicar em salvar, e para publicar, clicar em publicar.