ATIVIDADE 17: Avaliação ARTEvístico.



Disciplina: Diplomática e Tipologia Documental
Professor: André Porto Ancona Lopez
Grupo: ARTEvístico
Avaliação

  1. O que é espécie documental? Dê um exemplo
  2. O que é um tipo documental? Dê um exemplo
  3. O que é uma série documental? Dê um exemplo
  4. Quais aspectos devem ser levados em consideração na análise tipológica?
  5. Porque as etapas do tramite são importantes?
  6. Como se cria uma postagem no blog? (Passo a passo)

Comentários

  1. Resposta do Grupo Cinemarq:
    1.Resposta: Espécie documental diz respeito ao comportamento da informação, e a sua função e origem, que vai configurar em uma espécie específica. Um exemplo é uma ficha funcional, que deverá ter tópicos de informações básicas sobre um funcionário de uma empresa.
    2. Resposta: O tipo documental diz respeito a junção de uma espécie documental mais a função pela qual ele foi criado. A exemplo temos a espécie de Ata, que, juntada a sua função, ganha uma tipologia, como por exemplo, Ata de Reunião ou Ata da Assembleia Legislativa.
    3. Resposta: Uma série será um conjunto de documentos que, embora apresentem informações diferentes, tem várias similaridades de espécie e de função. Um exemplo é as fichas funcionais, que, embora sejam únicas e
    individuais, apresentam a mesma função dentro de uma organização, de fazer cadastro de um funcionário. Mais de 1 ficha funcional já geraria uma série de Fichas funcionais dentro de uma hierarquia orgânica da documentação.
    4. Resposta: A análise tipológica irá estudar a espécie documental e a sua função dentro da organização. Ela irá definir o tipo documental e posteriormente sua série.
    5. Resposta: O trâmite muitas vezes, é o elemento mais importante de ser analisado em uma análise diplomática. Sem o trâmite, não é possível entender as relações orgânicas onde se insere o documento. Sem entender as relações orgânicas, tão documento não poderá ser considerado um documento de arquivo.
    6. Resposta: Depois de entrar na plataforma do Blogspot, com uma senha e login, é necessário que se clique no lado esquerdo da tela, na opção “Postagens”. Lá é só acessar “nova postagem”. Nessa nova pastagem, poderá ser escrito, anexado e afixado o que a pessoa desejar, e também é possível editar o HTML do post. Depois de editado, vasta clicar na opção de “publicar” para ter seu novo posto no blog.

    ResponderExcluir
  2. Respostas do grupo Me Arquive!

    1. O que é espécie documental? Dê um exemplo

    É a definição do documento, o nome, de acordo com a forma que as informações estão dispostas nele. Ex: Ata, ofício.

    2. O que é um tipo documental? Dê um exemplo

    O tipo documental é a junção da espécie com a função do documento, determinando para que fim o documento foi criado pelo seu titular. Ex: ata de reunião, contrato de prestação de serviço, atestado médico.

    3. O que é uma série documental? Dê um exemplo

    Conjuntos amplos de documentos arranjados como uma unidade, em razão da similaridade de funções, e atividades que os produziram. Ex: Documentos relacionados a Contabilidade, Documentos relacionados a Pessoal.

    4. Quais aspectos devem ser levados em consideração na análise tipológica?
    É necessário ter conhecimento do conjunto documental do arquivo, atentando-se aos diferentes usos de uma mesma informação, e também a possíveis ressignificações, o que pode ocorrer quando a guarda de um documento muda, alterando o seu titular arquivístico, e por muitas das vezes alterando a função inicial do documento.

    5. Porque as etapas do tramite são importantes?
    Através da análise do trâmite, se tem uma análise mais ampla do documento, pois é relacionado a um conjunto amplo de documentos, analisa-se quais documentos foram criados, até ser necessário a criação deste, entendendo assim o seu contexto.

    6. Como se cria uma postagem no blog? (Passo a passo)
    É necessário entrar no site "Blogger", fazer login, na parte esquerda clicar na opção
    "Postagens", ir em "nova postagem" e postar o que for desejado, anexar imagens, documentos, logo após ir em "Publicar" .

    ResponderExcluir
  3. Questão 1
    O que é espécie documental? Dê um exemplo.
    De acordo com a Associação dos Arquivistas Brasileiros de São Paulo, a espécie é a “configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas”, como exemplo podemos citar a ata, panfleto, boletim.
    Questão 2
    O que é um tipo documental? Dê um exemplo.
    O tipo documental é a junção da espécie com a função de uso para o titular do arquivo. Como exemplo pode-se citar um boletim de vigilância epidemiológica.
    Questão 3
    O que é uma série documental? Dê um exemplo.
    De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, série é a “subdivisão do quadro de arranjo que corresponde a uma sequência de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto”. Como exemplo pode-se citar o Fundo do Acervo do Superior Tribunal de Justiça, o qual dentro da Subseção Direito Público e Previdenciário tem a Série Direito Administrativo e Outras Matérias de Direito Público, a Série Direito Processual Civil e do Trabalho, a Série Direito Previdenciário, entre outras. Assim, observa-se que as séries foram agrupadas por assunto.
    Questão 4
    Quais aspectos devem ser levados em consideração na análise tipológica?
    Para a elaboração da análise tipológica mínima, deve-se levar em consideração as espécies do acervo da organização (análise diplomática), as funções que se relacionam aos documentos, a sistematização de um esquema hierárquico que consolide as informações relativas às ocorrências documentais do titular e deve-se registrar todos os passos do processo e as definições que foram elaboradas.
    Questão 5
    Porque as etapas do trâmite são importantes?
    O documento de arquivo indica com clareza a sua finalidade, assim, as etapas do trâmite possibilitam a compreensão do sentido institucional do documento e o motivo pelo qual foi preservado. Tomando como base o exemplo utilizado no texto “História e Arquivo: Interfaces”, o boleto bancário tem o objetivo de recolher o pagamento, quando quitado, constitui comprovante de pagamento.
    Questão 6
    Como se cria uma postagem no blog? (Passo-a-passo)
    Deve-se fazer login no Blog; clicar em “Nova Pastagem”; criar a postagem e editá-la conforme o desejado e, opcionalmente, pode-se “Visualizar” antes de postar; e por fim clicar em “publicar”.

    ResponderExcluir
  4. Grupo Arquivafé:
    1.
    Gênero documental que reúne tipos documentais de acordo com seus formatos, como por exemplo ata, carta, memorando, planta, relatório... É o objeto de estudo da diplomática.
    2.
    É a configuração que assume uma espécie documental de acordo com a atividade que a gerou: a união da espécie com a finalidade do documento. Exemplos: atas de reunião, cartas precatórias, fotografias temáticas, atestados médicos...
    3.
    As séries documentais reúnem documentos similares, os que representam as mesmas atividades-fim e são do mesmo tipo documental. Exemplos são documentos de departamentos, como do departamento financeiro ou de recursos humanos.
    4.
    Devemos analisar a estrutura do documento e a sua finalidade, ou seja, que espécies de documentos e quais suas funções, para então definir os tipos documentais e posteriormente as séries.
    5.
    É a partir do trâmite que é possível entender a organicidade do documento e estabelecer as relações dele dentro do arquivo.
    6.
    Primeiro é preciso fazer login no blog, e clicar no link nova postagem. Crie a postagem, e para visualizá-la antes da postagem, basta clicar em visualizar. Para salvar a postagem sem publicá-la é preciso clicar em salvar, e para publicar, clicar em publicar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas