Oficina Virtual

Oficina Virtual

Sejam bem-vindos a nossa Oficina Virtual, nós integrantes do grupo Artevístico iremos apresentar o arquivo do Espaço Cultural DocumentArte, empresa fictícia criada para subsidiar as atividades da Disciplina e Tipologia Documental ministrada pelo professor André Porto que propõe que os conhecimentos em sala e do blog sejam aplicados durante a oficina. Para quem não teve a oportunidade de visitar nosso stand dia 19 de junho de 2019, no Icc Norte, continue com a gente … 

Como tudo começArte ... 

A classe foi dividida em 6 grupos, a escolha de seus integrantes foi aleatoriamente. Em seguida o grupo escolheu o nome que usaria. 
A ideia de criar uma empresa fictícia, gerenciada pelo grupo foi com a intenção de que fossem produzidos documentos para serem objeto de estudo.  Nosso grupo se chama “Artevístico”, criado para fazer a gestão do acervo da empresa fictícia criada, chamada de “Espaço Cultural DocumentArte”. O espaço  promove eventos culturais generalistas. Arte sacra, barroca, música contemporânea, artes marciais, amostra de tecelaria e artesanato regionais, dança clássica e popular, artes plásticas, ser eclético é um dos diferenciais do espaço cultural que o compartilha com a sociedade.  

Primeiramente, o que seria arquivologia? Arquivologia é a disciplina que estuda as funções do arquivo, principios, tecnicas, produção, organização, guarda, preservação e utilização de arquivos. Você deve estar se perguntando o que faz um arquivistas? O profissional responsável pelo arquivo, na grande maioria das vezes trabalha fazendo gestão documental, elaborando mecanismos que os mantém preservados para uso por meio de ferramentas como fluxogramas, organização de acordo com os princípios, plano de classificação e tabela de temporalidade.

Observe esse Ingresso:

O ingresso é um documento porque ele tem informação, que é seu conteúdo, os dados contidos nele mais o suporte que é o papel. O que o torna o ingresso um documento de arquivo é o seu valor probatório, no caso provar que você pode entrar no evento por ter adquirido o ingresso.

O ingresso ele vai passar por etapa, nós chamamos isso de trâmite.

Exemplo: O setor de design cria o modelo de ingresso - O modelo entra em votação na comissão do evento - Após ser aprovado ele vai para gráfica - Após a impressão dos mesmos, eles vão ser distribuídos para o local de venda - O público alvo vai adquirir o ingresso, por um determinado valor - No dia do evento o mesmo ingresso será entregue ao estabelecimento.

Observe essa programação:

Vamos entender o que seria Diplomática? É a disciplina que estuda a estrutura formal e a autenticidade do documento, no caso o ingresso para ele ser válido na entrada do evento, quais são as características que preciso analisar?
  1. O nome, que no caso é a programação, afinal não se divulga um evento com uma ata de reunião. 
  2. A disposição da informação, como ela se comporta
  3. As características como forma, formato, dimensão, sinais de validação.
  4. Trâmite, etapas que o documento passou, para que não haja qualquer vestígio que tenha alterado o documento, desde a sua criação até a destinação.

O plano de Classificação é um instrumento elaborado por arquivistas, ferramenta que faz amostragem de como foi estruturado no arquivo do Espaço Cultural DocumentArte a partir dos documentos gerados no decorrer de suas atividade.

Observe esse Plano de Classificação:

O Fundo é o acervo, o conjunto de arquivos de uma instituição, no caso é o acervo do nossa empresa fictícia.

Série é a subdivisão de uma seqüência de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto. Já o tipo documental é divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns. Para entender a composição devemos entender que todos os tipos documentais - a espécie - foram criados para uma determinada função dentro da empresa, e essa junção é o que chamamos de série.
Exemplo: A programação de eventos, que é um espécie, foi criada com a função de registo de comunicação.

Pronto, o público já aprendeu muito sobre arquivologia, vamos testar seus conhecimentos de forma bem divertida.

Elaboramos perguntas a partir do que foi dito durante a apresentação sendo sorteadas pelos próprios participantes, a cada resposta certa o participante avança as casas do tabuleiro.

Tente se imaginar jogando!

Perguntas:
  1. Cite quais são os sinais de validação de um documento que você conhece?
  2. Cite alguns dos elementos da análise diplomática?
  3. Qual é a diferença entre documento e documento de arquivo?
  4. Quais são as três idades documentais?
  5. Como eu posso ordenar/organizar um arquivo?
  6. Qual é o objeto de estudo da arquivologia?
  7. Qual é o objeto de estudo da diplomática?
  8. Qual é a diferença entre a fase corrente e intermediária:
  9. Qual é a diferença entre fase corrente e permanente?
  10. Qual é o ciclo de vida dos documentos?
  11. O que é suporte?
  12. Cite quais sãos os suportes que você conhece?
  13. Deve-se guardar todos os documentos para sempre?
  14. Deve-se eliminar todos os documento?
  15. Quais são os poderes do arquivista?
  16. Como se chama o profissional que cuida dos arquivo?
a.ARQUIVOLOGO
b.ARQUIVISTA c.ARQUIVOLOGISTA

Caso você, o participante, não souber a resposta, deixe seu comentário no post e sua questão será esclarecida.

Para um controle nosso, pedimos que escreva seu nome nos comentários do post para sabermos que você gostou da Oficina Virtual.

Agora para você que perdeu nossa Oficina do dia 19 de Junho, acabou perdendo a oportunidade de participar do sorteio de 1 mês grátis no Spotify, infelizmente também perdeu a oportunidade de ganhar fones de ouvido como lembrança de sua participação importantíssima na nossa Oficina. Um pouquinho da Oficina no ICC Norte

Comentários

Postagens mais visitadas